Registe-se aqui
Esqueceu-se da password?
Eventos

Dia de São Pedro
Portugal
2017-06-29
00:01

Dia de São Pedro

Próximo  29 de Junho de 2017 (Quinta-feira)

O Dia de São Pedro comemora-se em Portugal a 29 de junho.

Tal como São João e Santo António, São Pedro é um santo popular muito adorado. É o último santo popular de acordo com as datas, apesar das cantigas populares. Este dia é também conhecido como o dia São Pedro e São Paulo. Julga-se que 29 de junho é a data do aniversário da morte destes santos. Neste dia celebra-se também oDia do Papa, visto São Pedro ter sido o primeiro Papa da Igreja Católica.

Tradições de São Pedro

A data é celebrada no mês dos santos populares - junho - e a tradição manda que a população festeje a data decorando as ruas com várias cores e manjericos. Bailes e marchas populares são organizadas nas ruas e a música está sempre presente.

Na gastronomia, a sardinha assada, o pimento, broa, caldo verde e vinho são os elementos principais da festa.

Festas de São Pedro em Portugal

Algumas cidades celebram o feriado municipal no dia de São Pedro como por exemplo, Póvoa de Varzim, Sintra, Montijo, Évora, Castro Verde, São Pedro do Sul, Seixal, Macedo de Cavaleiros, Ribeira Grande, Felgueiras e Bombarral. Para celebrar o São Pedro com euforia estes são os principais destinos a visitar.





Assunção de Nossa Senhora FERIADO
Portugal
2017-08-15
00:01

Assunção de Nossa Senhora

FERIADO


A Assunção de Nossa Senhora ao céu é celebrada anualmente a 15 de agosto.

Os cristãos acreditam que aquando da morte de Virgem Maria, esta foi transportada em corpo e alma até aos céus.

Assim, a festa da assunção para o céu da Virgem Maria é celebrada como a "Solenidade da Assunção da Bem-aventurada Virgem Maria" pelos católicos.

Em Portugal, no dia 15 de agosto celebram-se romarias e festas religiosas em várias localidades. Esta é uma festa maior na Igreja. A missa deste dia faz uma referência especial à mãe de todos os cristãos, desde a homilia às orações próprias dedicadas à Santa.

Feriado de Assunção de Nossa Senhora

Este dia da Assunção de Nossa Senhora é feriado em Portugal. Não foi um dos feriados religiosos eliminados pelo governo. Estes foram o Dia de Todos os Santos e o Dia de Corpo de Deus.





ECIIA CONFERENCE 2017
BASEL
2017-09-21
9:00





Implantação da República FERIADO
Portugal
2017-10-05
00:01

Implantação da República

FERIADO


A Implantação da República comemora-se anualmente a 5 de outubro, o dia em que foi proclamada a Independência da República, no ano de 1910, em Lisboa.

O Dia da Implantação da República, 5 de outubro, é um feriado nacional. Este tinha sido um dos feriados eliminados pelo governo em 2012, mas em 2016 acabou por se acordar novamente no Parlamento que esta data é um feriado.

5 de Outubro de 1910

No dia 5 de outubro de 1910 deu-se a implantação da República em Portugal. Esta ação foi levada a cabo por um movimento de cidadãos apoiantes do republicanismo nacional e que não concordavam que Portugal fosse governado pela monarquia. Chefiados por Teófilo Braga, os cidadãos procederam a um golpe de estado, destituíram a monarquia constitucional e implantaram o regime republicano.

Após a proclamação da República foi criado um governo provisório chefiado por Teófilo Braga. Em agosto de 1911 foi aprovada uma nova Constituição, tendo início a Primeira República Portuguesa.

O primeiro Presidente da República foi Manuel de Arriaga, eleito pelo Parlamento a 24 de agosto de 1911.

Com esta mudança foram alterados alguns símbolos do país como o hino e a bandeira nacional (passou de azul e branca para verde e vermelha)
.





Dia de Todos os Santos FERIADO
Portugal
2017-11-01
00:01

Dia de Todos os Santos

FERIADO


O Dia de Todos os Santos é comemorado anualmente no dia 1 de novembro e honra todos os santos, mártires e cristãos heróicos celebrados ao longo do ano.

Neste dia é também celebrado (por antecipação) o dia dos Fiéis Defuntos, que se celebra a 2 de novembro.

Tradições do Dia de Todos os Santos

Este dia é dedicado a homenagear todos os que já partiram. Por norma, as famílias portuguesas enfeitam as campas dos seus familiares nos cemitérios e ao longo do dia 1 de novembro visitam os cemitérios para deixar ramos e velas nas campas. Antes da visita ao cemitérios realizam-se missas nas paróquias. Depois da missa realiza-se uma procissão até ao cemitério.

No dia 31 de outubro, véspera do dia de Todos-os-Santos, existe a crença de que as almas dos mortos descem à terra nos locais de nascimento. À noite festeja-se o Dia das Bruxas ou Halloween (nome pelo qual é conhecida a noite das bruxas a nível mundial).

Feriado de Todos os Santos

O Dia de Todos os Santos é um feriado nacional. Este dia deixou de ser um feriado nacional em 2013, mas o Governo retomou em 2016 o feriado do Dia de Todos os Santos, por acordo com Santa Sé.





CONFERÊNCIA DE AUDITORIA INTERNA 2017
LISBOA
2017-11-16
9:00

XXIV
CONFERÊNCIA DE AUDITORIA INTERNA 2017






Dia de Lembrança das Compras
Portugal
2017-11-26
00:01

Dia de Lembrança das Compras


O Dia de Lembrança das Compras observa-se a 26 de novembro.

O objetivo deste dia é lembrar as pessoas mais atarefadas e distraídas de que falta apenas um mês para o Natal, sendo esta a altura ideal para se planear as compras de todas as prendas natalícias. Ao se comprar as prendas de Natal com antecedência evita-se a azáfama das compras de última hora, assim como se fazem compras mais cuidadas e pensadas. É possível até encontrar promoções nesta altura de fim de novembro, como as oportunidades da Black Friday.

Neste dia pode-se fazer uma lista de prendas para se comprar e oferecer, assim como se pode procurar os melhores preços online, preparando-se as compras com antecedência e com mais eficiência.

A origem deste Dia de Lembrança de Compras (Shopping Reminder Day) é incerta, acreditando-se que a data está ligada à Black Friday, o dia de compras por excelência nos Estados Unidos da América.





Restauração da Independência FERIADO
Portugal
2017-12-01
00:01

Restauração da Independência

FERIADO


A Restauração da Independência em Portugal comemora-se anualmente no dia 1 de dezembro.

Feriado Nacional

O dia da Restauração da Independência, 1 de dezembro, é um feriado nacional. A partir de 2013, como parte de um pacote de medidas que visavam aumentar a produtividade, o governo português tinha decidido eliminar o feriado de 1 de dezembro. No entanto, a comemoração da Restauração da Independência Portuguesa foi retomada como um feriado em 2016.

1 de Dezembro de 1640

Esta data relembra a ação de nobres portugueses, que a 1 de dezembro de 1640, invadiram o Paço Real e aclamaram D. João, duque de Bragança, como rei de Portugal.

A Restauração da Independência foi o culminar de um período de grande descontentamento por parte da população portuguesa que não estava satisfeita com a união ibérica, entre Portugal e Espanha. A união ibérica originou problemas à população portuguesa, com sobrecarga de impostos e envolvimento de Portugal nos conflitos de Espanha.

Com a morte do jovem D. Sebastião na batalha de Alcácer-Quibir, Portugal enfrentou um problema de sucessão. Após o insucesso do Cardeal D. Henrique no comando da monarquia, Portugal foi regido por três reis D. Filipes de Espanha, durante 60 anos, período que ficou conhecido por Domínio Filipino.





Dia da Imaculada Conceição FERIADO
Portugal
2017-12-08
00:01

Dia da Imaculada Conceição

FERIADO


No dia 8 de dezembro celebra-se o dia da Imaculada Conceição. Este dia invoca a vida e a virtude de Virgem Maria, mãe de Jesus, concebida sem marca do pecado original. É uma data de grande significado para a Igreja Católica.

Neste dia realiza-se uma festa religiosa que celebra um dogma católico definido como festa universal em 1476 pelo Papa Sisto IV. Pela sua importância, a data é feriado nacional.

Em 25 de março de 1646, o rei D. João IV organizou uma cerimónia solene, em Vila Viçosa, para agradecer a Nossa Senhora a Restauração da Independência de Portugal em relação a Espanha. Foi até à igreja de Nossa Senhora da Conceição, declarando-a padroeira e rainha de Portugal. Desde este dia, mais nenhum rei português usou coroa na cabeça, privilégio que estaria disponível apenas para a Imaculada Conceição.





Solstício de Inverno
Portugal
2017-12-21
00:01

Solstício de Inverno

Solstício de inverno é um fenómeno astronómico que acontece todos os anos ao dia 21 ou 22 de dezembro.

Esta data marca o início do inverno no hemisfério norte e do verão no hemisfério sul.

Este dia é o dia mais curto do ano e consequentemente a noite mais longa do ano.

Os solstícios ocorrem duas vezes ao ano - no dia 20 ou 21 de junho acontece o solstício de verão, e no dia 21 ou 22 de dezembro ocorre o solstício de inverno.

Data do Solstício de Inverno

O solstício de inverno acontece nos próximos anos nas seguintes datas e horas:

  • 2016: dia 21 de dezembro, 10h44
  • 2017: dia 21 de dezembro, 16h28
  • 2018: dia 21 de dezembro, 22h23

Solstício de Inverno em Portugal

O solstício que marca o princípio do inverno em Portugal corresponde à data em que o Sol se encontra mais a sul.

Definição de Solstício

A palavra solstício vem do latim "sol" e sistere "que não se move". O solstício de inverno ocorre quando o Sol atinge a maior distância angular em relação ao plano que passa pela linha do equador.





Natal FERIADO
Portugal
2017-12-25
00:01

Natal

FERIADO

O Dia de Natal é um dos feriados mais importantes no calendário católico português e é a data mais esperada do ano pelas crianças.

O Natal comemora o nascimento do Menino Jesus, filho da Virgem Maria. O Natal celebra-se todos os anos a 25 de dezembro.

Tradições de Natal

Na noite de 24 de dezembro as famílias reúnem-se para a Ceia de Natal. À mesa degustam-se as iguarias de Natal como o bacalhau, as rabanadas, o pão-de-ló, o bolo-rei, os sonhos de natal, entre muitos outros alimentos tradicionais de Natal.

Às 00h00 do dia 25 de dezembro realiza-se a tradicional Missa do Galo em certas localidades do país. Algumas famílias assistem a esta missa que comemora o nascimento do Menino Jesus, em Belém. Em casa beija-se o Menino Jesus do presépio à meia-noite

Depois da meia noite as crianças podem abrir os presentes colocados junto à árvore de Natal. Algumas esperam até à manhã de 25 de dezembro para abrir os presentes. No dia 25 o almoço junta novamente as famílias para a comemoração do Natal.





Dia de Ano Novo FERIADO
Portugal
2018-01-01
00:01

Dia de Ano Novo

FERIADO

Dia de Ano Novo é celebrado a 1 de janeiro.

Este dia marca o início de um novo ano e corresponde a uma data festiva a nível mundial.

O dia de Ano Novo é feriado e funciona como um dia de descanso e repouso, depois dos festejos de Ano Novo da noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro, que se prolongam até de madrugada. Este é um dia também de cariz religioso, marcando o início de um novo ano católico, celebrando-se missas neste dia por todo o país. Ao almoço as famílias reúnem-se e comem pratos tradicionais de ano novo, como peru recheado, por exemplo.

O dia 1 de janeiro é encarado como o início de uma nova etapa, pois marca o fim de um ano e o início de um novo ciclo. Às 00h do dia 1 de janeiro, as pessoas festejam com champanhe e passas, desejando o habitual para o ano que começa: saúde, prosperidade, dinheiro, amor e felicidade, entre outros desejos.

A mudança de ano concede motivação às pessoas para mudarem também os seus atos e renovarem a sua vida, com o estabelecimento de resoluções de ano novo, a cumprir ao longo do novo ano.





Junho  2017
D S T Q Q S S
seara