Registe-se aqui
Esqueceu-se da password?
Eventos

Dia do Trabalhador FERIADO
Portugal
2017-05-01
00:00

Dia do Trabalhador

FERIADO

Próximo  1 de Maio de 2017 (Segunda-feira)

O Dia do Trabalhador é celebrado anualmente a 1 de maio, sendo feriado em Portugal e em vários países da Europa. Não é um feriado mundial, embora seja cumprido em vários países do mundo, como no Brasil.

História do Dia do Trabalhador

A data remonta ao dia 1 de maio de 1886, nos EUA, quando mais de 500 mil trabalhadores saíram às ruas de Chicago, numa manifestação pacífica, exigindo a redução da jornada de trabalho para oito horas. Em consequência, a polícia tentou dispersar a manifestação, ferindo e matando dezenas de operários.

A 5 de maio de 1886 os operários regressaram às ruas e registaram-se novamente feridos, com manifestantes a serem presos. A opinião pública repudiou a ação da polícia e do Governo, assim como das entidades patronais, e em 1889 o Congresso Operário Internacional, reunido em Paris, decretou o 1º de maio como o Dia Internacional dos Trabalhadores.

Já em 1890, os trabalhadores americanos viram a jornada de trabalho diária ser reduzida para oito horas. Nos Estados Unidos o Dia do Trabalhador celebra-se na primeira segunda feira de setembro.

1º de Maio em Portugal

Em Portugal, o 1º de maio começou a ser festejado a partir de maio de 1974, após a revolução do 25 de abril.

O Dia do Trabalhador é comemorado em todo o país, com manifestações, marchas, celebrações e comícios, de forma a apresentar ao Governo e às entidades patronais quais as necessidades e direitos dos trabalhadores. Como feriado, é também uma oportunidade para o trabalhador descansar.





Dia da Mãe
Portugal
2017-05-07
00:00

Dia da Mãe

Próximo  7 de Maio de 2017 (Domingo)

Dia da Mãe é uma data comemorativa que em Portugal se celebra no primeiro domingo do mês de maio.

Em Portugal, o Dia da Mãe chegou a ser celebrado a 8 de dezembro, mas passou a ser celebrado no 1º domingo de maio, em homenagem à Virgem Maria, mãe de Cristo, que se celebra durante o mês de maio.

A data é uma homenagem a todas as mães e serve para reforçar e demonstrar o amor dos filhos pelas suas mães.

No Dia da Mãe, os filhos costumam oferecer presentes às suas mães e preparam surpresas para estas, de forma a mostrarem o quanto gostam delas e para agradecer todo o empenho e dedicação destas.

Origem do Dia da Mãe

Grécia Antiga e Roma

Remonta às comemorações primaveris da Grécia Antiga, em honra de Rhea, mulher de Cronos e Mãe dos Deuses. Em Roma, as festas do Dia da Mãe eram dedicadas a Cybele, a Mãe dos Deuses romanos, e as cerimónias em sua homenagem começaram por volta de 250 anos antes do nascimento de Cristo.

Século XVII - Inglaterra

Celebrava-se no 4º Domingo de Quaresma um dia chamado “Domingo da Mãe”, que homenageava todas as mães inglesas.

Estados Unidos

Em 1904, quando Anna Jarvis, perdeu a sua mãe ficou muito triste. As suas amigas decidiram organizar uma festa em memória à sua mãe e Anna quis que a festa fosse festejada para todas as mães, vivas ou mortas. Em 1914, a data foi oficializada pelo presidente Woodrow Wilson e passou e ser celebrada no primeiro domingo de Maio.





ENTREVISTA EM AUDITORIA
LISBOA
2017-05-31
9:30

Formação: Entrevistas para Auditoria     CPE: 7

fORMADOR: Filipa Oliveira    Licenciada em Psicologia Social e das Organizações (ISCTE). Participou no Programa Avançado para Executivos em Gestão de Recursos Humanos (Universidade Católica). Foi consultora e formadora na CEGOC, Departamento de Formação Comercial – Marketing e Vendas. Foi formadora na Forcerebrus, consultora na Deloitte (área de Consultoria de Human Capital) e consultora da TMI - Trade Medical Institute Portugal. Foi responsável da área de formação da PKF e, atualmente, Managing Partner da Time Place Consulting. Está certificada como CPC (Certified Practitioner Coach) e como utilizadora do questionário DISC. Frequentou a certificação internacional em PNL (Programação Neuro Linguística).

Data de realização: quarta-feira, 31 de maio de 2017 a quarta-feira, 31 de maio de 2017- 7 Horas

Local da formação: LISBOA    MORADA:  A.I.P. – Associação Industrial Portuguesa- Praça das Indústrias, 1301 - 918 Lisboa (ACESSOS CARRIS: 756 | 201 | 714 | 727 | 732 | 751 | 15E)         ESTACIONAMENTO GRATUITO  Telefone IPAI    2131510 02 | 915168117

HORÁRIO: 9:30-13:00; 14:00-17:30

OBJETIVOS No final da ação, o formando deverá: Desenvolver competências comportamentais e técnicas para a realização de entrevistas eficazes; Saber Identificar e utilizar o estilo de comunicação mais ajustado junto do auditado; Saber Identificar as melhores práticas na condução de entrevistas; Desenvolver competências ao nível da condução de entrevistas.  

CONTEÚDOS: 1 – Entrevistas (reuniões): preparação do ambiente eficaz; 2 – Etapas de uma entrevista e auditoria interna; 3 – Gestão da entrevista e técnicas eficazes de recolha de informação.  

 

DESTINATÁRIOS: Diretores / Responsáveis de Auditoria Interna; Diretores / Responsáveis de Controlo Interno; Diretores / Responsáveis de Gestão do Risco; Diretores Financeiros; Controllers; Auditores Internos





Dia de Portugal FERIADO
Portugal
2017-06-10
00:00

Dia de Portugal

FERIADO

Próximo  10 de Junho de 2017 (Sábado)

No dia 10 de junho celebra-se em Portugal o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

O feriado nacional assinala ainda o dia da morte do poeta Luís Vaz de Camões, em 1580, autor d´Os Lusíadas, a maior obra épica de Portugal.

Do programa do Dia de Portugal fazem parte muitas atividades, como desfiles, demonstrações militares, e entregas de medalhas de mérito, por exemplo.

Este é o dia da Língua Portuguesa e do cidadão nacional. Pela sua importância, é um dos feriados civis que não foram eliminados pelo Governo.

História do Dia de Portugal

Durante o regime ditatorial do Estado Novo de 1933 até à Revolução dos Cravos de 25 de abril de 1974, o dia 10 de junho era celebrado como o "Dia da Raça: a raça portuguesa ou os portugueses".

Após a revolução do 25 de abril de 1974, que marcou o fim do regime ditatorial do Estado Novo, a celebração do dia passou a prestar homenagem a Portugal, a Camões e às Comunidades Portuguesas.

Neste dia o Presidente da República e altas individualidades do Estado participam em cerimónias de comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que decorrem em cidades diferentes todos os anos. Anualmente são distinguidas novas individualidades pelo seu trabalho em nome da nação.





Dia de Santo António
LISBOA
2017-06-13
00:01

Dia de Santo António

Próximo  13 de Junho de 2017 (Terça-feira)

O Dia de Santo António é celebrado no dia 13 de junho.

Santo Popular

Santo António é o santo padroeiro da cidade de Lisboa. É conhecido como o santo casamenteiro, sendo o santo a quem os jovens devem pedir ajuda para arranjar namorada(o) e/ou casar.

Este santo também é conhecido como o santo dos pobres e o santo das coisas e das causas perdidas. Sempre que se perde algo, pode-se rezar ao Santo António em auxílio, para este ajudar a encontrar a coisa perdida.

As crianças podem dar uma esmolinha ao Santo António e pedir proteção e saúde.

Santo António nasceu a 15 de agosto de 1195, em Lisboa, e faleceu a 13 de junho de 1231, em Pádua. Foi assim escolhido o dia 13 para a sua celebração.

Tradições de Santo António

Neste dia é feriado municipal em Lisboa. As festividades da cidade são marcadas pelas marchas populares e pelos casamentos de Santo António (no dia 12 de junho), com a celebração de vários casamentos em conjunto e com os arraiais nos bairros da cidade. Os lisboetas têm por hábito festejar o Santo António nas ruas da cidade enfeitando as casas e os bairros históricos com cores coloridas, colocando manjericos nas janelas. O Santo António faz parte das celebrações das Festas de Lisboa, que se realizam todos os anos em junho.

A tradição manda que no dia de Santo António, os foliões comam sardinhas assadas, caldo verde, pimento assado e broa.





Corpo de Deus FERIADO
Portugal
2017-06-15
00:01

Corpo de Deus

FERIADO

Próximo  15 de Junho de 2017 (Quinta-feira)

O Dia do Corpo de Deus é um feriado nacional religioso que se celebra sempre a uma quinta-feira. Em 2016 celebra-se a 26 de maio.

A data celebra-se na segunda quinta-feira a seguir ao Domingo de Pentecostes (60 dias após a Páscoa).

Feriado Corpo de Deus

O Corpo de Deus foi feriado até 2012, altura em que o governo decidiu que este feriado religioso seria eliminado. A partir de 2013 o Corpo de Deus deixou de ser feriado, mas em 2016, voltou a considerar-se o Corpo de Deus como um feriado. Este feriado serve muitas vezes de pretexto para umas mini-férias, uma vez que ao ser celebrado a uma quinta-feira, permite que se goze de uma ponte na sexta-feira seguinte. Contando com o fim-de-semana, é possível gozar quatro dias seguidos de férias.

Significado do Corpo de Deus

Corpo de Deus vem do latim Corpus Christi. É uma "festa de guarda" com vários séculos, onde os católicos devem participar, indo à missa. O Corpo de Deus é uma celebração católica que tem como fim celebrar o mistério da Eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.

Tradição de Corpo de Deus em Portugal

Em várias localidades do país realizam-se procissões e festas religiosas neste dia. As ruas são decoradas com flores e em algumas localidades são colocados tapetes florais no chão para a procissão passar.

Neste dia é também comum a Igreja celebrar as primeiras comunhões e comunhões solenes de crianças e jovens.





FÓRUM DE AUDITORIA INTERNA 2017
LISBOA
2017-06-21
14:00

XIII FÓRUM DE AUDITORIA INTERNA 2017






Dia de São João
PORTO
2017-06-24
00:01

Dia de São João

Próximo  24 de Junho de 2017 (Sábado)

Em Portugal, o Dia de São João é celebrado no dia 24 de junho.

São João é, tal como Santo António e São Pedro, um santo popular muito festejado em Portugal. É conhecido por ser um santo protetor dos casados e dos doentes. Foi o santo que batizou Jesus Cristo.

A festa é celebrada em várias localidades portuguesas, mas a cidade onde os festejos são maiores é no Porto, onde o dia 24 de junho é um feriado municipal.

Embora São João Batista seja considerado por muitos o "padroeiro popular" da Invicta, o título oficial de padroeira da cidade do Porto pertence a Nossa Senhora da Vandoma.

Noite de São João

Na noite de 23 de Junho, a população sai à rua para festejar. O manjerico é um dos símbolos da festa, assim como os coloridos martelos de plástico e os alhos porros, utilizados pelas gentes para bater (gentilmente) nas cabeças das outras pessoas.

Os balões de ar quente feitos em papel são outras das atrações que iluminam os céus na noite de São João.

Atividades e Tradições do São João

As cascatas sanjoaninas, uma espécie de presépio animado, feitas com esculturas que exemplificam as artes, ofícios e arquitetura portuenses, são outra característica da festa portuense em homenagem a São João.

Na gastronomia, os festejos só ficam completos com a sardinha, broa, caldo verde, pimento e vinho.

A festa concentra-se na zona histórica do Porto, com milhares de pessoas a percorrerem as ruas e a ver o fogo de artifício lançado junto ao rio Douro, nas margens do Porto e de Vila Nova de Gaia. O programa das festas de São João é extenso, abarcando dezenas de diversas atividades que decorrem durante cerca de um mês.

Os mais jovens percorrem as zonas junto ao rio Douro em direção à foz do rio, terminando a noite nas praias, com um banho matinal, conforme manda a tradição.

Em Braga também se vive uma forte tradição de São João.





Dia de São Pedro
Portugal
2017-06-29
00:01

Dia de São Pedro

Próximo  29 de Junho de 2017 (Quinta-feira)

O Dia de São Pedro comemora-se em Portugal a 29 de junho.

Tal como São João e Santo António, São Pedro é um santo popular muito adorado. É o último santo popular de acordo com as datas, apesar das cantigas populares. Este dia é também conhecido como o dia São Pedro e São Paulo. Julga-se que 29 de junho é a data do aniversário da morte destes santos. Neste dia celebra-se também oDia do Papa, visto São Pedro ter sido o primeiro Papa da Igreja Católica.

Tradições de São Pedro

A data é celebrada no mês dos santos populares - junho - e a tradição manda que a população festeje a data decorando as ruas com várias cores e manjericos. Bailes e marchas populares são organizadas nas ruas e a música está sempre presente.

Na gastronomia, a sardinha assada, o pimento, broa, caldo verde e vinho são os elementos principais da festa.

Festas de São Pedro em Portugal

Algumas cidades celebram o feriado municipal no dia de São Pedro como por exemplo, Póvoa de Varzim, Sintra, Montijo, Évora, Castro Verde, São Pedro do Sul, Seixal, Macedo de Cavaleiros, Ribeira Grande, Felgueiras e Bombarral. Para celebrar o São Pedro com euforia estes são os principais destinos a visitar.





Assunção de Nossa Senhora FERIADO
Portugal
2017-08-15
00:01

Assunção de Nossa Senhora

FERIADO


A Assunção de Nossa Senhora ao céu é celebrada anualmente a 15 de agosto.

Os cristãos acreditam que aquando da morte de Virgem Maria, esta foi transportada em corpo e alma até aos céus.

Assim, a festa da assunção para o céu da Virgem Maria é celebrada como a "Solenidade da Assunção da Bem-aventurada Virgem Maria" pelos católicos.

Em Portugal, no dia 15 de agosto celebram-se romarias e festas religiosas em várias localidades. Esta é uma festa maior na Igreja. A missa deste dia faz uma referência especial à mãe de todos os cristãos, desde a homilia às orações próprias dedicadas à Santa.

Feriado de Assunção de Nossa Senhora

Este dia da Assunção de Nossa Senhora é feriado em Portugal. Não foi um dos feriados religiosos eliminados pelo governo. Estes foram o Dia de Todos os Santos e o Dia de Corpo de Deus.





Implantação da República FERIADO
Portugal
2017-10-05
00:01

Implantação da República

FERIADO


A Implantação da República comemora-se anualmente a 5 de outubro, o dia em que foi proclamada a Independência da República, no ano de 1910, em Lisboa.

O Dia da Implantação da República, 5 de outubro, é um feriado nacional. Este tinha sido um dos feriados eliminados pelo governo em 2012, mas em 2016 acabou por se acordar novamente no Parlamento que esta data é um feriado.

5 de Outubro de 1910

No dia 5 de outubro de 1910 deu-se a implantação da República em Portugal. Esta ação foi levada a cabo por um movimento de cidadãos apoiantes do republicanismo nacional e que não concordavam que Portugal fosse governado pela monarquia. Chefiados por Teófilo Braga, os cidadãos procederam a um golpe de estado, destituíram a monarquia constitucional e implantaram o regime republicano.

Após a proclamação da República foi criado um governo provisório chefiado por Teófilo Braga. Em agosto de 1911 foi aprovada uma nova Constituição, tendo início a Primeira República Portuguesa.

O primeiro Presidente da República foi Manuel de Arriaga, eleito pelo Parlamento a 24 de agosto de 1911.

Com esta mudança foram alterados alguns símbolos do país como o hino e a bandeira nacional (passou de azul e branca para verde e vermelha)
.





Dia de Todos os Santos FERIADO
Portugal
2017-11-01
00:01

Dia de Todos os Santos

FERIADO


O Dia de Todos os Santos é comemorado anualmente no dia 1 de novembro e honra todos os santos, mártires e cristãos heróicos celebrados ao longo do ano.

Neste dia é também celebrado (por antecipação) o dia dos Fiéis Defuntos, que se celebra a 2 de novembro.

Tradições do Dia de Todos os Santos

Este dia é dedicado a homenagear todos os que já partiram. Por norma, as famílias portuguesas enfeitam as campas dos seus familiares nos cemitérios e ao longo do dia 1 de novembro visitam os cemitérios para deixar ramos e velas nas campas. Antes da visita ao cemitérios realizam-se missas nas paróquias. Depois da missa realiza-se uma procissão até ao cemitério.

No dia 31 de outubro, véspera do dia de Todos-os-Santos, existe a crença de que as almas dos mortos descem à terra nos locais de nascimento. À noite festeja-se o Dia das Bruxas ou Halloween (nome pelo qual é conhecida a noite das bruxas a nível mundial).

Feriado de Todos os Santos

O Dia de Todos os Santos é um feriado nacional. Este dia deixou de ser um feriado nacional em 2013, mas o Governo retomou em 2016 o feriado do Dia de Todos os Santos, por acordo com Santa Sé.





CONFERÊNCIA DE AUDITORIA INTERNA 2017
LISBOA
2017-11-16
9:00

XXIV
CONFERÊNCIA DE AUDITORIA INTERNA 2017






Dia de Lembrança das Compras
Portugal
2017-11-26
00:01

Dia de Lembrança das Compras


O Dia de Lembrança das Compras observa-se a 26 de novembro.

O objetivo deste dia é lembrar as pessoas mais atarefadas e distraídas de que falta apenas um mês para o Natal, sendo esta a altura ideal para se planear as compras de todas as prendas natalícias. Ao se comprar as prendas de Natal com antecedência evita-se a azáfama das compras de última hora, assim como se fazem compras mais cuidadas e pensadas. É possível até encontrar promoções nesta altura de fim de novembro, como as oportunidades da Black Friday.

Neste dia pode-se fazer uma lista de prendas para se comprar e oferecer, assim como se pode procurar os melhores preços online, preparando-se as compras com antecedência e com mais eficiência.

A origem deste Dia de Lembrança de Compras (Shopping Reminder Day) é incerta, acreditando-se que a data está ligada à Black Friday, o dia de compras por excelência nos Estados Unidos da América.





Restauração da Independência FERIADO
Portugal
2017-12-01
00:01

Restauração da Independência

FERIADO


A Restauração da Independência em Portugal comemora-se anualmente no dia 1 de dezembro.

Feriado Nacional

O dia da Restauração da Independência, 1 de dezembro, é um feriado nacional. A partir de 2013, como parte de um pacote de medidas que visavam aumentar a produtividade, o governo português tinha decidido eliminar o feriado de 1 de dezembro. No entanto, a comemoração da Restauração da Independência Portuguesa foi retomada como um feriado em 2016.

1 de Dezembro de 1640

Esta data relembra a ação de nobres portugueses, que a 1 de dezembro de 1640, invadiram o Paço Real e aclamaram D. João, duque de Bragança, como rei de Portugal.

A Restauração da Independência foi o culminar de um período de grande descontentamento por parte da população portuguesa que não estava satisfeita com a união ibérica, entre Portugal e Espanha. A união ibérica originou problemas à população portuguesa, com sobrecarga de impostos e envolvimento de Portugal nos conflitos de Espanha.

Com a morte do jovem D. Sebastião na batalha de Alcácer-Quibir, Portugal enfrentou um problema de sucessão. Após o insucesso do Cardeal D. Henrique no comando da monarquia, Portugal foi regido por três reis D. Filipes de Espanha, durante 60 anos, período que ficou conhecido por Domínio Filipino.





Dia da Imaculada Conceição FERIADO
Portugal
2017-12-08
00:01

Dia da Imaculada Conceição

FERIADO


No dia 8 de dezembro celebra-se o dia da Imaculada Conceição. Este dia invoca a vida e a virtude de Virgem Maria, mãe de Jesus, concebida sem marca do pecado original. É uma data de grande significado para a Igreja Católica.

Neste dia realiza-se uma festa religiosa que celebra um dogma católico definido como festa universal em 1476 pelo Papa Sisto IV. Pela sua importância, a data é feriado nacional.

Em 25 de março de 1646, o rei D. João IV organizou uma cerimónia solene, em Vila Viçosa, para agradecer a Nossa Senhora a Restauração da Independência de Portugal em relação a Espanha. Foi até à igreja de Nossa Senhora da Conceição, declarando-a padroeira e rainha de Portugal. Desde este dia, mais nenhum rei português usou coroa na cabeça, privilégio que estaria disponível apenas para a Imaculada Conceição.





Solstício de Inverno
Portugal
2017-12-21
00:01

Solstício de Inverno

Solstício de inverno é um fenómeno astronómico que acontece todos os anos ao dia 21 ou 22 de dezembro.

Esta data marca o início do inverno no hemisfério norte e do verão no hemisfério sul.

Este dia é o dia mais curto do ano e consequentemente a noite mais longa do ano.

Os solstícios ocorrem duas vezes ao ano - no dia 20 ou 21 de junho acontece o solstício de verão, e no dia 21 ou 22 de dezembro ocorre o solstício de inverno.

Data do Solstício de Inverno

O solstício de inverno acontece nos próximos anos nas seguintes datas e horas:

  • 2016: dia 21 de dezembro, 10h44
  • 2017: dia 21 de dezembro, 16h28
  • 2018: dia 21 de dezembro, 22h23

Solstício de Inverno em Portugal

O solstício que marca o princípio do inverno em Portugal corresponde à data em que o Sol se encontra mais a sul.

Definição de Solstício

A palavra solstício vem do latim "sol" e sistere "que não se move". O solstício de inverno ocorre quando o Sol atinge a maior distância angular em relação ao plano que passa pela linha do equador.





Natal FERIADO
Portugal
2017-12-25
00:01

Natal

FERIADO

O Dia de Natal é um dos feriados mais importantes no calendário católico português e é a data mais esperada do ano pelas crianças.

O Natal comemora o nascimento do Menino Jesus, filho da Virgem Maria. O Natal celebra-se todos os anos a 25 de dezembro.

Tradições de Natal

Na noite de 24 de dezembro as famílias reúnem-se para a Ceia de Natal. À mesa degustam-se as iguarias de Natal como o bacalhau, as rabanadas, o pão-de-ló, o bolo-rei, os sonhos de natal, entre muitos outros alimentos tradicionais de Natal.

Às 00h00 do dia 25 de dezembro realiza-se a tradicional Missa do Galo em certas localidades do país. Algumas famílias assistem a esta missa que comemora o nascimento do Menino Jesus, em Belém. Em casa beija-se o Menino Jesus do presépio à meia-noite

Depois da meia noite as crianças podem abrir os presentes colocados junto à árvore de Natal. Algumas esperam até à manhã de 25 de dezembro para abrir os presentes. No dia 25 o almoço junta novamente as famílias para a comemoração do Natal.





Abril  2017
D S T Q Q S S
seara