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Introdução

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O IPAI - Instituto Português de Auditoria Interna é uma associação profissional criada em Portugal a 6 de Março de 1992, sem fins lucrativos. É reconhecido pelo The Institute of Internal Auditors (IIA), como o seu Capítulo (Chapter) nº 253.
 
O IPAI representa em Portugal o IIA e a profissão de auditor interno, para o que promove a associação de todos os profissionais e estudiosos de auditoria interna nas organizações, sejam elas privadas ou públicas.
 
O lema do Instituto é 'Progress Through Sharing', e, com essa finalidade, entre outras realizações, o IPAI organiza anualmente em Portugal uma conferência sobre temas de auditoria interna, promove ou colabora em acções de formação, edita e actualiza, na versão portuguesa, as Normas para a Prática Profissional da Auditoria Interna e outras publicações, edita a revista ""Auditoria Interna"" e distribui a revista Internal Auditor, do IIA. O IPAI é ainda membro da Confederação Europeia dos Institutos de Auditoria Interna (ECIIA).


Origens
Em Portugal, no início da década de 90 do século passado um grupo de profissionais, exercendo actividade em auditoria interna de empresas, reuniu-se e congregou esforços para a formação duma associação profissional do ramo a que se dedicavam. Esta ideia desenvolveu-se com base nos seguintes aspectos evidentes, como sejam:

A existência em quase todos os países europeus de Institutos de Auditoria Interna, na sua maioria filiados em duas organizações: na (ECIIA) Confederação Europeia de Institutos de Auditoria Interna e no IIA - The Institute of Internal Auditors,  o instituto existente nos EUA e que é como o pai deste tipo de organização.

A necessidade dos profissionais de auditoria interna portugueses poderem dispor duma organização profissional que lhes desse apoio na sua formação profissional, na possibilidade de intercâmbio profissional com colegas doutros países e na participação em conferências profissionais organizadas por outros institutos, nomeadamente o IIA.

A possibilidade que tal organização (a dos profissionais de auditoria interna) teria em desenvolver estudos e técnicas para o bom desempenho da profissão, principalmente no início do exercício da mesma.

Desta forma, após várias reuniões dos membros fundadores do IPAI, foram aprovados os estatutos da organização profissional e foi realizada em 6 de Março de 1992 a escritura de fundação do Instituto Português de Auditores Internos.
De notar que os estatutos do IPAI têm vindo a ser sucessivamente alterados de acordo com as necessidades e devidamente aprovados em Assembleia  Geral de associados.

Igualmente o IPAI faz parte da Confederação Europeia de Institutos de Auditoria Interna, tendo participado nas Assembleias Anuais desta organização, que são precedidas por uma Conferência Profissional. O IPAI já teve o privilégio de organizar uma destas assembleias.


Estrutura
O IPAI rege-se pela lei portuguesa, estando os corpos sociais organizados em Assembleia Geral, Conselho Geral (Aprovado na Assembleia Geral de 2008) Direcção e Conselho Fiscal. Está previsto pelos estatutos a organização de Direcções Regionais, caso o número de membros duma zona o justifique. Também se prevê o estabelecimento de comissões permanentes relacionadas com assuntos profissionais, nomeadamente Formação, Publicações, Inscrições e Disciplina.


Objectivos
O IPAI foi fundado com o intuito de promover a classe dos profissionais de Auditoria Interna, seguindo o lema aprovado pelo IIA "Progresso pela Partilha" que significa o desenvolvimento dos conhecimentos e da prática da Auditoria Interna pela divulgação pelos auditores e para os auditores de todos os desenvolvimentos e descobertas que se vão realizando. Para maior conhecimento das actividades do IIA visitar o sítio www.theiia.org.

Os objectivos do IPAI são:
  • Defesa dos interesses dos profissionais de Auditoria Interna;
  • Promoção dos princípios éticos no desempenho da Auditoria Interna;
  • Contribuição para a formação em conhecimentos, metodologias e práticas da Auditoria Interna actualizados, permitindo uma evolução permanente;
  • Desenvolvimento da actividade associativa, por forma a estabelecer relações entre os membros;
  • Organização de conferências e debates e estabelecimento duma biblioteca relativa a auditoria e a matérias com ela relacionadas.

Relações Internacionais
Como já referido em Origens o IPAI estabelece contactos com outros Institutos de Auditoria Interna, nomeadamente através da Conferência Europeia de Institutos de Auditoria Interna. Sendo um Instituto filiado no Institute of Internal Auditors, recebe algumas  publicações sobre Auditoria Interna, nomeadamente a revista "Internal Auditor", e livros por si editados, que estão à disposição dos sócios na sede do IPAI.

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IIA PORTUGAL_IPAI

Inscrição como Membro individual do IPAI

Efectue os seguintes passos:

1- Preencha a ficha, imprima, assine e cole uma foto tipo passe;

2- Envie para a sede do IPAI;

3- O IPAI confirma a aceitação como membro, com indicação das condições a observar;

4- Enviar para o IPAI, cheque ou transferência bancária, da jóia e da primeira quota anual.


Quota anual - 55 Euros Pagamento: 1º trimestre do ano - Valor actualizado a partir do ano de 2017 (informação actualizada - 30/12 /2016)

Jóia: 20 euros.

Formas de pagamento:

  1. Envio de cheque para o IPAI, com a menção "não à ordem" e a favor  do Instituto Português de Auditoria Interna;
  2. Pagamento por transferência bancária, utilizando o IBAN do IPAI: PT 50  0033.0000.00013965102.69 Banco: Millennium BCP Balcão: Conde de Redondo; Neste caso, por favor, enviar email informando da respectiva transferência bancária ipai@ipai.pt
  3. Pagamento na sede do IPAI.

Condições de assinatura da Revista Internal Auditor: Solicite informação para ipai@ipai.pt

IPAI Pessoa Colectiva: 502718714

Morada: Av. Duque de Loulé 5 – 2º B; 1050-085 LISBOA

Tel. 213 151 002





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