Registe-se aqui
Esqueceu-se da password?
Cibersegurança dos Sistemas de Informação nas Organizações

Home  > Formação > PROGRAMAS DE ACÇÕES DE FORMAÇÃO > Cibersegurança dos Sistemas de Informação nas Organizações



Ver programa (960KB)

Formação:Cibersegurança dos Sistemas de Informação nas Organizações    CPE: 14

Formador: Pedro Cupertino de Miranda    Licenciado em Engenharia de Sistemas Informáticos pela Universidade do Minho, exerceu durante 6 anos o cargo de Consultor de Segurança Informática na IBM e, durante 10 anos, o cargo de Diretor de Auditoria Informática na SONAE Distribuição. Exerce, atualmente, a responsabilidade pela Direção de Gestão de Risco da SONAE Retalho. Realizou, ainda, atividade de docente na Universidade Católica Portuguesa. Possui um vasto conhecimento sobre técnicas e metodologias de Segurança da Informação, Auditoria Interna e Gestão de Risco, nomeadamente COBIT, ISO 27001, COSO e BS25999. Possui certificações CISA, CRISC, CISM, CRMA, CIRM, ISO 27001 Implementation, BS25999 Lead Auditor. É Vice-Presidente do IPAI e do ISACA Lisbon Chapter.

Data de realização: segunda-feira, 6 de novembro de 2017 a terça-feira, 7 de novembro de 2017- 14 Horas

Local da formação: LISBOA    MORADA:  A.I.P. – Associação Industrial Portuguesa- Praça das Indústrias, 1301 - 918 Lisboa (ACESSOS CARRIS: 756 | 201 | 714 | 727 | 732 | 751 | 15E)         ESTACIONAMENTO GRATUITO  Telefone IPAI    213151002 | 915168117

HORÁRIO: 9:00-13:00; 14:00-17:00

OBJETIVOS No final da ação, o formando deverá: Conhecer o panorama atual dos principais riscos e ameaças associados à Cibersegurança e à Segurança dos Sistemas de Informação; Compreender a relação entre a Gestão de Risco, a Auditoria e a Cibersegurança; Conhecer e implementar um Sistema de Gestão de Segurança (ISMS – Information Security Management System) baseado no Standard Internacional ISO 27001 versão 2013; Conhecer as áreas chave da Cibersegurança e da Segurança dos Sistemas de Informação; Saber desenvolver uma Política/Norma de Segurança de Sistemas de Informação; Saber desenvolver um programa de auditoria baseado no ISO 27001.

CONTEÚDOS: 1. Introdução e conceitos sobre a Cibersegurança e a Segurança dos Sistemas de Informação 2. Caracterização do contexto atual da Cibersegurança e da Segurança dos Sistemas de Informação 3. Principais ameaças, técnicas de intrusão e vulnerabilidades associadas à Cibersegurança Standards Internacionais (ISO 27001, Cobit, ITIL) 4. O processo de gestão de risco aplicado à Cibersegurança e à Segurança dos Sistemas de Informação 5. O processo de gestão de crises (exemplo data breaches, fraude informática, etc.) 6. O Sistema de Gestão da Segurança da Informação (ISMS – ISO 27001) 7. Áreas chave e mecanismos de controlo da Cibersegurança (Modelo de Governo, Classificação da informação, Continuidade do Negócio, Gestão de Acessos, Novo Regulamento de Proteção de Dados e Programas de Awareness) 8. O papel do auditor no contexto da Cibersegurança 9. Desenvolvimento de um programa de auditoria baseado na ISO 27001

DESTINATÁRIOS: Responsáveis: de áreas de Sistemas de Informação; de Segurança dos Sistemas de Informação; de Gestão de Risco; de Auditoria Interna; de Auditoria de Sistemas de Informação.

Custo da formação: ASSOCIADO: 400 €   Não Associado: 500 €

O valor base apresentado está  sujeito ao acréscimo de IVA à taxa legal em vigor   Inclui um almoço e dois coffee break por cada dia de formação.

NOTAS:

Se por motivos imponderáveis um participante não puder comparecer, poderá fazer-se substituir por outro colega.Pagamento até 3 dias antes do curso, com envio do respetivo comprovativo, após confirmação pelo IPAI da realização do mesmo. Aos associados com quotas em atraso será cobrado o valor de não associado. Para organizações com 3 ou mais inscrições considera-se um desconto de 10%, no total da fatura.O Certificado de Frequência é enviado no final do curso, após a boa cobrança do valor da formação. As formações podem sofrer alterações de data, caso não haja formandos suficientes para a realização dos cursos ou por indisponibilidade do formador.

A inscrição pressupõe o conhecimento e aceitação das condições de participação Ver condições gerais em http://www.ipai.pt/gca/index.php?id=233  Esclarecimentos ipaiformacao@ipai.pt ipai@ipai.pt telef. 213151002






Outubro  2017
D S T Q Q S S
seara