Registe-se aqui
Esqueceu-se da password?
Relações Institucionais

Home  > O IPAI > Relações Institucionais



auditoresinternos.es
www.auditoresinternos.es
IIA

Notícias IIA

Click on the link below for instant access to the December 2008 issue:
http://www.theiia.org/insight

IN THIS ISSUE:
A Message from Patty Miller
Patty welcomes new IIA President Richard Chambers.

A Look Back

The IIA celebrates a successful year of new initiatives and strengthened partnerships.

Issues & Updates

Internal Auditorto launch Web site; Two internal auditors appointed to PCAOB advisory group; and deadline nears for IMAP award entries.

Professional Development

The IIA to launch new and updated seminars in 2009.

Guidance

The Institute responds to the global financial crisis with a new Web portal.

Members on the Move

Read profiles about IIA members' latest career achievements.

In the Spotlight

As The Institute's oldest chapter, IIA-New York continues to champion the profession.

Copyright 2008 The Institute of Internal Auditors Inc.

This issue of IIA Insight sponsored by:


CCH® TeamMate Competitive Upgrade - Limited Time Offer!

Upgrade to CCH® TeamMate and SAVE! There's never been a better time to team up with the world's leading Audit Management System. From now until December 19, 2008, any audit group that replaces an existing system with TeamMate can receive an additional year at no cost! For details visit:
http://www.CCHGroup.com/TeamMateUpgrade

LJ.H. Cohn's
Given the current economic climate, emerging IT security threats, organizations' renewed aversion to risk, and reduced internal audit budgets and personnel, will you be focusing on the right issues?  Find out what J.H. Cohn's IT security experts have identified as the critical issues for 2009. Call 973-871-4046 or Visit: http://www.jhcohn.com/itsecurity.aspx

Internal Auditing - New Insights
New publications edited by the European Confederation of Institutes of Internal Auditing (ECIIA) provide you expert knowledge about Internal Auditing in Europe: Banking Internal Auditing, Common Body of Knowledge in Internal Auditing, The Role of Internal Audit in Corporate Governance in Europe. For details:http://esv.info/id/350311037/katalog.html





A Auditoria Interna é uma actividade independente, de avaliação objectiva e de consultadoria, destinada a acrescentar valor e a melhorar as operações de uma organização. Assiste a organização na consecução dos seus objectivos, através de uma abordagem sistemática e disciplinada, na avaliação da eficácia dos processos de gestão do risco, de controlo e de governação.
A função de Auditoria Interna deve reportar a um órgão elevado da organização e ao Comité de Auditoria, quando exista, ou a outro, de forma a garantir a sua independência e a permitir cumprir com as suas responsabilidades.
 O seu objectivo é o de contribuir para a criação de valor, através do apoio que presta à gestão.
De entre as suas principais funções, destaca-se:

  • A avaliação dos processos de gestão do risco e de controlo interno, desenvolvidos pela gestão para a realização dos objectivos da entidade;
  • A avaliação da eficiência e eficácia das operações;
  • A avaliação da conformidade com a legislação, regulamentos e contratos.

A função de auditoria interna assume um papel de relevância estratégica para o sistema de governação da organização. 
 
 
O IIA-The Institute of Internal Auditors, é a organização mundial dos auditores internos. Fundado em 1941, congrega actualmente 150000 membros, em 165 países. Tem sede nos Estados Unidos da América, em Orlando, Florida.
Para além da criação e edição das Normas para a Prática Profissional da Auditoria Interna e de numerosas publicações de interesse fundamental para os auditores internos em todo o mundo, publica várias revistas e Newsletter, das quais destacamos o Internal Auditor, o IT Auditor e o Tone at the Top.

Tem uma fundação para a investigação sobre temas da profissão - The IIA Research Foundation -, intervém no debate público com reguladores e organizações congéneres, participa na elaboração de documentos fundamentais para a profissão como o COSO, por exemplo. Tem ainda um sistema de benchmarking sobre as práticas mais avançadas na profissão em todo o mundo, por sectores de actividade.

Conta com 67000 CIAs - Certified Internal Auditors, e 8000 auditores internos com outras certificações, em auditoria pública (CGAP - Certified Government Auditing Professional), em auditoria do sector financeiro (CFSA - Certified Financial Services Auditor) e em auto-avaliação de riscos e controlos (CCSA - Certified in Control Self-Assessment). Os exames de certificação são realizados em 60 países e em 18 línguas.
 
O IIA concede várias certificações profissionais. A que tem tido maior aceitação em todo o mundo é o CIA - Certified Internal Auditor.


O CIA, que vem sendo atribuído há aproximadamente três décadas, é a única certificação profissional internacionalmente aceite para os auditores internos e reflecte um elevado nível de competência nos princípios e práticas de auditoria interna, por parte daqueles que a possuem. A designação de CIA representa um nível elevado de realização profissional e de dedicação à profissão. Quer o auditor interno pretenda permanecer na área de auditoria interna, quer pretenda atingir um lugar de topo na gestão da sua organização, uma compreensão alargada sobre os riscos do negócio ou da actividade que desenvolve e sobre o respectivo controlo interno, tal como é exigido aos CIA's, constitui uma riqueza de conhecimentos muito importante.

Os exames para a obtenção daquela certificação internacional realizam-se em Portugal desde Novembro de 2003 em Lisboa e, a partir de Junho de 2008, também no Porto. Existem neste momento em Portugal 77 auditores com o grau de CIA.

Os exames,, podem ser realizados em português e feitos na mesma ou em diferentes alturas, sendo a certificação concedida directamente pelo IIA.
No seu programa anual de formação, o IPAI promove um CIA Review, leccionado por um professor americano além de muitos outros cursos de iniciação, aprofundamento e especialização em auditoria.
Iniciaram-se, em Lisboa, em Novembro de 2006, os exames para as certificações nas especialidades seguintes em Novembro de 2006, Certification in Control Self-Assessment (CCSA), em Maio de 2007, Certified Government Auditing Professional (CGAP) e em Novembro de 2007, Certified Financial Services Auditor (CFSA). Neste momento há já em Portugal 33 CCSA, 2 CGAP e 2 CFSA.
 
O IPAI edita e distribui aos seus membros, a título gratuito, a revista trimestral "Auditoria Interna", contendo artigos de interesse e informações sobre a prática de auditoria interna em Portugal e no mundo.
 
A participação dos membros nas actividades promovidas pelo IPAI permitir-lhes-á obter um aperfeiçoamento profissional contínuo e exercer a sua profissão aplicando o seu código de ética, o que contribuirá para o reconhecimento da profissão e para o seu prestígio.
 
O IPAI, visando melhorar continuamente o exercício profissional dos seus membros, dispõe de um programa adequado de formação,  
Uma Conferência Nacional sobre temas de auditoria interna é também realizada anualmente em Lisboa, no mês de Novembro, privilegiando o contacto entre profissionais e configurando-se como um fórum de lançamento e difusão de novos temas sobre a profissão e de troca de experiências sobre o que de mais interessante se faz neste domínio, contando com testemunhos de profissionais de Auditoria Interna portugueses e também, frequentemente, de estrangeiros, membros de institutos congéneres do IPAI, ou de outras organizações de auditoria.
 
O IPAI promove, a partir de 2006, a realização de um Fórum anual de discussão entre profissionais de auditoria interna, sobre os temas da nossa profissão, procurando partilhar experiências e divulgar as melhores práticas de auditoria.


Se é auditor interno, ou se se interessa pela auditoria, pela gestão do risco e pelo controlo interno, associe-se ao IPAI. Venha juntar-se a um grupo de profissionais que procura progredir partilhando experiências, conhecimentos, credibilidade e confiança.
 
Avenida Duque de Loulé, nº 5 - 2º B
1050-085 LISBOA
tel. & Fax (+351) 213 151 002
E-mail:
ipai@ipai.pt






IFACI

IIA UK






Abril  2017
D S T Q Q S S
seara